sexta-feira

As 8 coisas que impedem nossas orações de serem respondidas.


São inúmeras as vezes que Deus promete responder a oração; Porém, muitas orações não são respondidas.

A Palavra de Deus traz luz sobre esse assunto; São muitas as razões de impedimento e por isso muitas vezes não conseguimos diagnosticar as causas e consequentemente não tratamos diante de Deus. Dessa forma nossa fé é abalada e enfraquecemos.

Todas essas causas são pecados – A bíblia nos diz isso claramente, mencionando alguns pecados. Vejamos:

1) Pedimos para satisfazer nosso ego.

O nosso prazer tem que ser o Senhor; quando o nosso prazer é agradar a nós mesmos (O bem estar pessoal, a vaidade , o egoísmo etc.) a motivação está errada, o coração está errado. Em Tiago 4:3 esta escrito: “Pedis e não recebeis , porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”

Para vencer esse inimigo Deus nos deu o principal mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração (espírito) de todo o teu entendimento (alma) e de toda tua força (corpo) e ao seu próximo como a si mesmo.” Mateus 22:37. Se essa palavra não for vida em nós, pediremos para o nosso próprio deleite.

2 ) Idolatria

Deus não responde a oração quando temos ídolos no coração, pelo contrário, Ele vai permitir que andemos segundo o desejo do nosso coração Ezequiel 14 : 3 e 4 diz: “Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniquidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem ? Portanto, fala com eles e dizei-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Qualquer homem da casa de Israel que levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tem tal tropeço para a sua iniquidade, e vier ao profeta, eu, o Senhor vindo ele, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos.”

Essa é a razão de muitas pessoas terem andado nos seus próprios caminhos, até estarem completamente destruídas; só então buscam verdadeiramente a Deus e estão dispostas a deixar os seus ídolos, exemplo: amor ao mundo, profissão, status, namoro, filhos, dinheiro, etc.

A idolatria não só destrói o indivíduo, mas, traz todo tipo de destruição sobre a nação.

3 ) Avareza

O avarento ora (clama), mas não é ouvido.

Em Provérbios 21:13 esta escrito: “O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.”

Avarento não tem a Deus como seu provedor. O medo da falta demonstra que não tem fé em Deus para suprir suas necessidades.

Vencemos esse inimigo, aplicando na nossa vida a Palavra de Deus – dizimando e ofertando. É dando que se recebe. Veja:

- Lucas 6:38 – Daí, e dar-se-vos-à; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

- Malaquías 3:10 – Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vos benção sem medida.

4 ) Falta de perdão

A falta de perdão bloqueia as bênçãos de Deus na nossa vida. Veja que não se trata de Deus não querer abençoar, mas de que a falta do perdão impede de que as bênçãos cheguem até nós. Para que Deus possa nos abençoar, respondendo nossas orações...
, Ele nos ordena que perdoemos como somos perdoados: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.” Marcos 11:25,26

Se retemos o perdão satanás alcança vantagem sobre nós. Veja: “A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” II Coríntios 2:10,11

A falta de perdão nos mantém em escravidão – se não perdoarmos seremos entregues aos verdugos (espíritos atormentadores). Esses demônios lançam na mente da pessoa, pensamentos e sentimento de amargura, rejeição, ressentimento, mágoa, ira, contenda, dissensão, vingança, etc.

Perdoe como Deus perdoa. Deus não se lembra (trazer de volta, lançar em face) de um pecado perdoado. Em Isaías 43:25 esta escrito: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amos de mim e dos teus pecados não me lembro.”

A palavra de Deus não diz para perdoarmos, quando sentimos vontade; pelo contrário, ela nos ordena a perdoar. Pois Deus sabe que até que façamos, a nossa alma (sentimento, emoção e vontade) estão presos. Por isso, temos que tomar a decisão de perdoar, como Deus nos perdoa.

Portanto, perdoar não é sentimento, é decisão. Após tomarmos a decisão de perdoar, aí, sim , teremos a nossa comunhão com o Senhor restaurada e a Graça fluirá suficiente para permanecermos, firmes., resistindo aos ataques do inimigo, de nos manter presos em raízes de amargura, (rejeição, ressentimento, ira, contenda, dissensão, mágoas e vinganças).

Antes de tomarmos a decisão de perdoar, estamos debaixo do poder de escravidão do pecado. Mas, em Cristo somos libertos do poder do pecado - isso é graça. Veja: Romanos 6:14,Romanos 6:18.

5 ) Problemas Conjugais

“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” I Pedro 3:7

Marido e mulher são igualmente participantes da mesma graça de vida em Cristo Jesus. No casamento são feitas uma só carne - Esta união deve ser preservada em santidade e unidade para que as orações não sejam interrompidas. O Plano de Deus, para o homem e a mulher desde o principio é encher a terra, subjuga-la e dominar sobre todos os seres viventes. Esse plano é para o homem e a mulher, como uma-só-carne.

Quando Adão estava sozinho, Deus ordenara a ele que apenas cultivasse e guardasse o jardim. Juntos: Adão e Eva, deveriam encher a terra, subjuga-la e dominar sobre todos os seres viventes (inclusive os que rastejam = serpente). Veja: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar; sobre as aves do céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” Gênesis 1:28.

Eles se fortalecem, um ao outro, criando uma unidade mais forte que cada um deles individualmente.

Ex: Adão + Eva = Uma-só-carne
Ferro + Carbono = Aço

Deus estabelece o Sinergismo em uma–só-carne – Sinergismo significa que o total é maior que a soma das partes. Pelo projeto de Deus o poder e a habilidade deles combinados era maior.

Que plano, e provisão maravilhosa Deus tem para o casamento. Quando temos essa revelação em nosso espírito, não vamos permitir que satanás nos roube. Satanás sabe desse plano, por isso procura interromper as orações de um casal, trazendo toda sorte de contenda e divisão. As portas do inferno não prevalecem contra duas pessoas que oram em concordância, aliançadas com Deus e entre si.

6 ) Incredulidade

Deus diz que não responde a oração do incrédulo. Incredulidade é falta de fé. E sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11: 6

Tiago 1:6 a 7 diz: “Peça, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa.”

7 ) Desobediência

Em Provérbios 28.9, está escrito: “O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Temos vários exemplos:

- Deus diz à nação de Israel para não subir a pelejar, e eles desobedecem e sobem. (Deus não responde as orações) “Tornar-te-vos, pois, e chorastes perante o Senhor, porém o Senhor não os ouviu não inclinou os ouvidos a vós outros.” Deuteronômio 1:42 a 45.

- Saul desobedece ao Senhor e quando ora o Senhor não responde. (Saul então vai consultar a vidente, desobedecendo mais uma vez.) I Samuel 14:37 e 28:6 e 7

- Em Zacarias 7: 13 esta escrito: “Visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e eu não ao ouvi disse o Senhor dos Exércitos.

8 ) Soberba

Em I Pedro 5: 5 esta escrito: “Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede sua graça.”

E no livro de Jó 35: 12 diz: “Clamam, porém Ele não responde, pôr causa da arrogância dos maus.”

Todo pecado faz separação entre Deus e o homem. Para termos uma comunhão constante, temos que estar sempre nos arrependendo e confessando os nossos pecados, isto é, nos humilhando perante Deus. No evangelho de João 9:31 diz: “Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.”

Temos que ter uma consciência tenra para com Deus. O Espirito Santo nos convencerá do pecado, da justiça e do juízo, se permanecemos muito tempo no pecado o nosso coração endurece.

O evangelho de Jesus Cristo é o evangelho do arrependimento. Uma vez que fomos contaminados com o pecado, a nossa natureza carnal é pecaminosa, a iniquidade está em nós. O nosso estilo de vida deve ser de arrependimento.

A nova natureza que temos em Cristo, ela é espiritual e não peca, mas, como ainda estamos neste corpo de carne, a luta entre o espírito e a carne é constante.

Jesus diz em Lucas 13:3 a 5 “Eu vo-lo afirmo, se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.”

Pelo arrependimento temos a nossa comunhão com Deus restaurada e nossas orações respondidas e o coração quebrantado e contrito o Senhor não despreza.


Graças a Deus que estamos na era da graça, temos a oportunidade de nos arrepender. Que Deus nos conceda espirito de arrependimento. O arrependimento é um dom de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...