Premiatto
A Premiatto sabe que ter um diferencial pode fazer com que qualquer negócio ingresse bem em qualquer ramo, até mesmo nos mais concorridos. Foi assim que seu fundador, Cláudio Roberto Fernandes, decidiu montar um fast-food com cara de "slow food". Apostou em um cardápio repleto de pratos requintados, preparados rapidamente, diferenciando seu produto dos tipos de refeições oferecidos por grande parte dos fast-foods de até então. A nova oportunidade de fazer uma refeição de qualidade, mesmo com pouco tempo disponível, caiu no gosto daqueles cujas vidas são agitadas. Hoje, a rede já conta com 19 lojas espalhadas por vários estados do país e almeja expandir-se para outros recantos desse enorme Brasil.
O empresário Cláudio Roberto Fernandes, apreciador de boas opções gastronômicas e já experiente no ramo de alimentação, percebeu...
que o mercado de fast-food poderia ser uma boa oportunidade de negócio. E mais que isso. Notou que a maioria das empresas tinha a sua atenção voltada para os lanches. Foi a partir dessa visão que o empresário criou, em 1999, a primeira loja Premiatto Express, no Shopping Iguatemi, em Campinas.
O objetivo de oferecer refeições bem elaboradas àqueles que dispõem de pouco tempo e, por isso, procuram o sistema de fast-food, levou Cláudio a fazer uma pesquisa por novidades em equipamentos, produtos e serviços. Para tanto, ele viajou a países como França, Itália, Espanha e Estados Unidos. Todo esse esforço visava oferecer a seus clientes pratos requintados, feitos com ingredientes selecionados, de qualidade comprovada e que pudessem ser preparados rapidamente. O sucesso foi tamanho que a Premiatto chegou a ser a loja mais freqüentada na praça de alimentação do Shopping Iguatemi, pouco depois de sua inauguração, chegando a atender uma média de 600 pessoas por dia.
Como todo crescimento pede melhorias, a Premiatto percebeu que precisava aperfeiçoar o seu negócio quando se deu conta, em 2005, do número de franquias cada vez maior que conquistava. Para isso, foram elaborados manuais, a fim de que a empresa pudesse ter uma formatação oficial para todas as franquias. Assim, haveria uma maior uniformidade nas ações de todas as unidades e o crescimento da empresa poderia se dar de maneira mais estruturada e forte.
Em 2006, a Premiatto resolveu ampliar o seu público-alvo. Observando que o mix de produtos estava restrito a shoppings voltados para os públicos das classes A e B, a empresa decidiu tornar os seus produtos acessíveis também para os públicos C e D. Nesse intuito, lançou uma versão menor dos pratos do cardápio e com um ticket médio mais baixo. Em pouco tempo, vários shoppings com foco nessa parcela da população já contavam com as unidades Premiatto Express, possibilitando boas refeições com rapidez de fast-food.
A empresa espera abrir, em média, 15 novas lojas por ano, ampliando a sua atuação para outros estados do país. Esse crescimento, embora aparente ser pouco, é na realidade uma estratégia da empresa em manter a expansão estruturada e dar um contínuo suporte aos franqueados através dos treinamentos realizados. Dessa forma, a satisfação dos franqueados, tão importante para a empresa, é sempre colocada em primeiro plano. Afinal, ter colaboradores satisfeitos com a empresa faz com que eles se motivem a trabalhar de maneira eficiente e primando pela qualidade no atendimento ao cliente.
O trabalho da rede já é reconhecido. Em 2008, a Premiatto recebeu pela primeira vez o Selo de Excelência em Franchising. Assim, todo seu trabalho, feito de forma séria, foi valorizado e a marca Premiatto teve sua excelência celebrada. Agora o grande desafio é tornar a empresa conhecida em todo o país e levar seus pratos rápidos e requintados a cada vez mais gente.
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